Significado:
É uma forma de manipulação (violência psicológica) na qual uma pessoa com o único objetivo de desvalidar as opiniões da outra e ter total controle sobre ela, leva a mesma a duvidar de sua própria sanidade e capacidade.
Para que isso ocorra a pessoa manipuladora acrescenta de forma sistemática na cabeça da outra uma série de dúvidas utilizando-se de contradições, mentiras, questionamentos e negações constantes. Como ocorre de forma gradativa e sutil, na maioria das vezes essa pratica costuma passar despercebida e não demonstra ser um fruto de abuso psicológico.
Origem:
O termo veio do filme “Gaslighting” (nomeado como “À Meia-luz” no Brasil), de 1944 onde o personagem principal com a intenção de questionar a lucidez de sua esposa preparava as lâmpadas de gás (em inglês gaslights) para ligarem e desligarem automaticamente, escondia objetos da casa entre outros. E quando sua esposa o questionava ele dizia que ela estava vendo coisas, fazendo assim que a própria questionasse sua percepção. Logo a expressão se popularizou e agora passa a ser utilizada no meio psiquiátrico e psicológico.
Em um primeiro momento parece pouco e até mesmo exagerado a pessoa se questionar por conta de algumas confusões e perguntas que lhe são feitas. Porém é a junção de todas as pequenas situações no decorrer do tempo que a manipulação acontece é que causa grandes prejuízos emocionais a vítima.
Como identificar:
Por ser feito de forma sutil comparado com os outros tipos de violência, o Gaslighting não e fácil de identificar. A vítima realmente acredita que é incapaz e que está “enlouquecendo”, pois o manipulador distorce a realidade. Logo a vítima entra em um processo de confusão mental se tornando mais difícil sair desse relacionamento. Mas existem alguns sinais que podem ser percebidos que irão ajudar na identificação, por exemplo:
- Se sentir diferente daquilo que você costumava ser;
- Sentimento de incapacidade;
- Duvidar de você mesmo o tempo todo;
- Constantemente se sente confusa ou que está “doida”;
- Frequentemente inventa desculpas para justificar o comportamento do seu parceiro;
- Tem dificuldades de tomar decisões que antes eram consideradas fáceis;
- Aumento da ansiedade;
- Diminuição da autoconfiança;
- Sente que as coisas estão fora do controle;
- Estar constantemente de desculpando por tudo que faz;
- Se isolar da família e dos amigos pelo comportamento do parceiro.
Consequências:
Como o Gaslighting é uma forma de abuso psicológico, ele pode causar inúmeras consequências na vida da vítima, entre elas podemos destacar:
- Insônia, pesadelos e irritabilidade;
- Isolamento social causado pela vergonha que a vítima sente de estar fazendo coisas erradas ou de estar extremamente confusa;
- Diminuição da autoestima, perda da confiança em si própria;
- Autoreprovação, sentimento de inferioridade e comportamento autodestrutivo;
- Prejuízos na vida social e laboral.
É de extrema importância reconhecer o comportamento manipulador do parceiro e também reconhecer que você é a vítima. Tendo percebido a relação abusador-vítima é necessário, pedir e buscar ajuda especializada e fazer terapia para conseguir se afastar.