Ana Luíza Seixas | Psicóloga

Qual é a diferença entre relacionamento abusivo e tóxico?

Você até já percebeu que seu relacionamento não anda bem, mas ainda não conseguiu identificar o quão complicada está a situação. Afinal, seria esse um relacionamento tóxico ou, pior, um relacionamento abusivo? Será que isso é a mesma coisa?

pexels-alex-green-5699775
Foto de Alex Green: https://www.pexels.com/pt-br/foto/casal-negro-anonimo-discutindo-no-banheiro-5699775/

Como eu costumo dizer: Um relacionamento abusivo também é tóxico. Mas nem todo relacionamento tóxico é abusivo! 

Uma relação tóxica costuma se limitar ao campo psicológico e acontecer em qualquer tipo de vínculo: amoroso, familiar, em amizades e até no ambiente profissional.

Numa relação tóxica, há muito ciúme, falta de liberdade e cobranças excessivas.

Quando um dos dois faz mal ao outro, por que não estão alinhados, seja por falta de comunicação, por terem objetivos diferentes, por não respeitar a individualidade de cada um.

A vítima se sente mal, presa ao passado e à relação, sem chances de crescimento pessoal. 

Em uma relação abusiva mostra-se mais comum nas relações afetivas, ou seja, entre casais, o que não exclui a possibilidade de ocorrer num outro contexto.

Existe a intenção de agredir, de fazer o outro sofrer com o objetivo de exercer controle sobre o outro. E para isso, o agressor pode fazer uso de ataques psicológicos, controle financeiro e até mesmo da agressão física.

Ele quer que a outra pessoa seja como se fosse uma marionete é que ele mande em todas as ações, escolhas, desejos do outro.

A PRINCIPAL DIFERENÇA é que a pessoa tóxica, geralmente, não percebe sua conduta e praticamente não tem intenção de ferir ou machucar o outro. Inclusive, é possível perceber que ela se sente culpada e arrependida quando é informada de seu indelicado comportamento.

Já o abusador sabe muito bem o que está fazendo, calcula seus passos, premedita, não sente piedade ou compaixão pela vítima.  Nessa relação o abusador também não assume seus erros e nem se responsabiliza por nada que faz.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *