Ana Luíza Seixas | Psicóloga

Você já ouviu falar no termo manterrupting?

Significado:

É quando um homem interrompe uma mulher, de forma constante e desnecessária, não permitindo que ela consiga concluir sua frase e/ou pensamento.

Origem:

O termo é uma junção de “man” (homem) e “interrupting” (interrupção), e em tradução livre, quer dizer “homens que interrompem”. Segundo o Nexo Jornal, o termo surgiu em 2015, com o artigo “Speaking while Female, and at a Disadvantage” (falando enquanto mulher, e em desvantagem), publicado no “The New York Times”. O texto foi escrito por Sheryl Sandberg, chefe de operações do Facebook, e Adam Grant, professor da escola de negócios da University of Pennsylvania. Eles citaram um estudo de psicólogos de Yale que mostra como senadoras americanas se pronunciam significativamente menos do que seus colegas masculinos de posições inferiores.

Em que situações pode ocorrer:

Esse comportamento é muito comum em reuniões e palestras mistas, quando uma mulher não consegue concluir sua frase por ser constantemente interrompida pelos homens ao redor. Mas pode acontecer em qualquer área da vida da mulher no espaço acadêmico, no mercado de trabalho, nos relacionamentos amorosos e no ambiente familiar.

Por que isso ocorre?

  O fenômeno reflete a crença de que as mulheres valem socialmente menos do que os homens, e assim também suas vozes. A professora da Harvard Business School Francesca Gino avalia que isso acontece por causa dos preconceitos inconscientes que temos sobre gênero, como a tendência de ver homens como líderes e mulheres como subordinadas.

  Segundo estudos o máximo de tempo que uma mulher consegue falar sem ser interrompida e de 62 segundos. PASMEM!!

Quais as consequências?

  São diversas as consequências que podem gerar na mulher por conta dessa pratica, algumas delas são baixa autoestima, falta de credibilidade, ser taxada com agressiva ou ignorante entre outras.

  Para começar a combater casos como esses a mulher precisa se impor, NÃO SE CALAR e deixar claro suas opiniões diante de qualquer pessoa.

Um exemplo de manterrupting que ficou mundialmente conhecido foi quando o Donald Trump interrompeu a Hillary Clinton mais de 51 vezes durante um debate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *